Desenvolvendo o jogo – Regras

Nesse post vou descrever sobre os elementos que compõe o jogo (Tabuleiro, Peças, Atributos, sistema de confronto), as regras básicas a serem seguidas para se poder jogar corretamente. Tudo isso de forma abstrata, para que o jogo durante a descrição não fique preso a uma temática e se tenha foco apenas na mecânica do jogo. Então vamos lá:

Tabuleiro:

Tabuleiro

O tabuleiro consiste em um agrupamento de 91 hexágonos (casas) formando um hexágono maior de arestas com tamanhos iguais (compostas por 6 casas cada).

Peças:

As peças teram variação de importância no jogo, referente a seu poder de movimentação e poder de ação no jogo. A peça de menor importância seria 1 e a de maior seria 5.

peçasapresentacao

Cada jogador terá no inicio da partida oito peças, sendo quatro delas de “importância 1”, uma de “importância 2”, uma de “importância 3”, uma de “importância 4” e uma de “importância 5”.

A formação das peças no inicio do jogo é importante para o equilíbrio da importância das peças seja igual.

Close-linhas-tabuleiro

As peças são dispostas em três linhas tomando como base uma das arestas do tabuleiro.

Linha-de-base

As peças de maior importância (de importância 2 até a 5) são postas no meio dessa aresta, constituindo uma linha com quatro peças, sobrando uma casa vazia em cada lado da aresta do tabuleiro. Tais peças são posicionadas da esquerda para direita: Importância 5, importância 2, importância3, importância 4. As duas peças de maior importância na linha de base tomam as extremidades enquanto as outras duas ficam entre elas.

pecas-tabuleiro

As peças de “importância 1” são dispostas da seguinte forma: três delas ficam uma linha a cima das peças de maior importância e apenas uma delas posicionada três linhas a cima da aresta, dando uma forma triangular ao grupo de peças.

divisão-importancia

As peças são organizadas de forma que, se passarmos uma linha imaginária vertical dividindo o grupo de peças em dois lados iguais, a soma das importâncias de cada lado terão que ser iguais (as peças centralizadas na formação não entraram no somatório).

Jogadores

A disposição dos grupos peças no tabuleiro varia com a quantidade de jogadores no jogo, sempre de forma simétrica e que coloque os grupos de peças em distancias iguais entre eles. Permitindo uma partida com 2, 3 e 6 jogadores (com 4 e 5 jogadores, a simetria do tabuleiro é perdida).

Movimentação das peças

Como já foi dito, as peças tem variação de importância no jogo referente a seu poder de movimentação e poder de ação no jogo. Por isso, cada peça terá um tipo de movimentação diferente de acordo com sua importância no jogo. Todas as peças capturam as peças adversárias do mesmo modo que se movimentam.

Peça de “importância 1”:

peca1

É a peça que possui maior repetição no jogo, tendo quatro unidades por jogador e tomando a frente da formação do grupo de peças no tabuleiro. Seu poder de movimentação é fraco, só pode se mover para uma casa vizinha a que ele está, e só captura peças nessas mesmas casas próximas a ele.

Peça de “importância 2”:

peca2

Faz parte da linha de base do grupo de peças.  é a peça mais fraca da linha de base, podendo se movimentar e capturar apenas para as casas vizinhas assim como a peça de “importância 1” (o fato de estar na linha de base será explicado na parte de “atributos das peças” e “pontuação”).

Peça de “importância 3”:

peca3

Compõe a linha de base ao lado da peça de “importância 2”, possui uma movimentação mais elaborara que a de importância 1 e 2. alem de se movimentar como os outros acima podem andar uma casa a mais nas diagonais ligadas diretamente pelas arestas.

Peça de “importância 4”:

peca4

Localizada na extremidade direita da linha de base da formação das peças. Ela possui quase a mesma movimentação da peça de “importância 3”, porém não é permitida se mover para as casa vizinhas a dela.

Peça de “importância 5”:

peca5

Localizada da extremidade esquerda da linha de base da formação das peças. Sua movimentação é semelhante a da peça de “importância 4”, de andar uma casa a mais que as vizinhas nas diagonais, porém ela se movimenta uma casa a mais que as vizinhas  que não são ligadas diretamente pelas arestas e além disso, é a única peça que pode “pular” outra peça que estiver no percurso da movimentação.

Atributos das Peças

Alem de ter uma movimentação diferenciada no jogo, cada peça de importância possui também atributos diferenciados, atributos esses que auxiliam no confronto com as peças adversárias.

Conforme o a importância da peça aumenta, seu atributo tem maior peso no confronto com outras peças de menos importância.

Por Ex: uma peça de “importância 5” possui melhores atributos que uma peça de “importância 2”, e essa por sua vez, possui melhores atributos que uma peça de “importância 1”.

Esses atributos valem para todos os participantes do jogo.

Para representar e informar aos participantes os atributos de cada peça, existem 5 cartas, onde se mostram os atributos de cada uma das peças de importância no jogo.

cartasatributos

Os Atributos são os mais básicos para sintetizar um confronto: Defesa e Ataque.

Cada um desses atributos possui uma variação de seis pontos, onde o menor valor de atributo é 1 e o maior é 6.

Sistema de confronto

O Confronto ocorre quando uma peça tenta capturar uma peça adversária.

simulacao1

Quando isso acontece, os jogadores que vão entrar em confronto verificam as cartas de suas peças, observando os atributos que vão ser usados (o atacante observa o atributo de ataque, e o que recebe o ataque, o atributo de defesa).

Simulacao2

Logo depois, os jogadores em confronto rolam um dados de 6 lados (1D6) cada, o valor do dado de cada jogador será somado com o atributo usado no confronto (Atributo de ataque + 1D6, Atributo de defesa + 1D6).Ao final da somatória dos valores, o jogador que possuir maior pontuação vence o confronto.

somatorio

Se os valores forem iguais para ambos os jogadores, o jogador que está na defesa vence o confronto. O perdedor, seja ele o defensor ou atacante, tem sua peça retirada do tabuleiro.

Pontuação

O sistema de pontuação varia de 1 a 5 pontos por cada peça, porém essa pontuação não faz referencia direta a importância da peça no jogo.

As pontuações das peças são:

  • Peça de “importância 1” – 1 Ponto
  • Peça de “importância 2” – 5 Pontos
  • Peça de “importância 3” – 2 Pontos
  • Peça de “importância 4” – 3 Pontos
  • Peça de “importância 5” – 4 Pontos

O objetivo da peça de “importância 2” possuir maior pontuação porém ter apenas uma importância e atributos maiores que a de “importância 1”,  é de gerar uma “fraqueza” para o grupo de peças do jogador, onde se deve defender uma peça com maior valor do jogo, em que ela possui uma movimentação fraca em relação as outras, Criando um jogo não só de confrontos e captura de peças, mas também um jogo de defesa estratégica e tática.

Num jogo com dois jogadores, se um deles capturar todas as peças adversárias, ele teria um total de 18 pontos. Já em um jogo com 6 jogadores,  o máximo que um jogador poderia pontuar seria de 5 vezes esse valor, no caso, 90 pontos.

O jogador que obter mais pontos na partida, vence o jogo.

1 Resposta to “Desenvolvendo o jogo – Regras”


  1. 1 Inglorion 19/06/2010 às 09:51

    qual é o nome desse jogo?


Deixe um comentário